top of page
Foto do escritorBruna Marques

QUEDA CAPILAR PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

Por Bruna Marques



A queda capilar pode ser desencadeada por uma série de fatores, um dos mais lembrados é devido a cirurgia bariátrica. Muitas pessoas ainda relacionam a queda dos cabelos com o processo de anestesia, porém ainda não há explicação científica que comprove isso. O que de fato é comprovado é que em qualquer procedimento cirúrgico, está relacionado um certo período de estresse e ansiedade, que poderá levar a uma queda capilar pós cirurgia.

A questão da Cirurgia bariátrica está na relação da atividade metabólica pré e pós cirurgia.

Pré cirurgia, pois o indivíduo apesar de realizar uma preparação para o procedimento, está obeso, com níveis inflamatórios altos, metabolismo alterado e isso por si só, já garante uma predisposição para a queda de cabelos, (estresse, má alimentação, sedentarismo, comorbidades prévias). Já no pós cirúrgico, temos um indivíduo com uma nova condição de vida, rotina, cuidados, que naturalmente gera um estresse, mas a cima de tudo temos uma nova condição metabólica, com alimentação restrita, e o próprio mecanismo de funcionamento do procedimento, técnicas restritivas, disabsortivas ou mistas, o fato é que seja por restrição da quantidade de alimentos que o estômago é capaz de receber, a técnica que altera pouco o tamanho e a capacidade do estomago em receber alimentos, ou ainda, as que promovem um grande desvio intestinal, por reduzirem o tempo do alimento no transito pelo intestino delgado, reduzem a capacidade de absorção de nutrientes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, pelas características da parte do intestino desviada, são mais afetadas as absorções de cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, dependendo muito da condição clínica de cada paciente. Essa deficiência de absorção de nutrientes tem ligação fundamental no crescimento, estrutura e coloração dos cabelos. Por isso a importância de uma atenção multidisciplinar nos cuidados com esses pacientes, tanto na orientação prévia, quanto pós cirúrgica. Muita prática de atividade física, boa alimentação e orientação adequada, incluindo suplementação e um especialista para te melhor orientar.

Comments


bottom of page